Presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, anunciou que o Tribunal vai desenvolver metodologia inédita para medir a efetividade de políticas públicas voltadas à redução de vulnerabilidades sociais
Por Secom16/07/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai desenvolver metodologia inédita entre as instituições superiores de controle. A nova ferramenta vai permitir comparar indicadores de pobreza multidimensional com os desembolsos orçamentários destinados a políticas públicas voltadas à redução de vulnerabilidades sociais.
O anúncio foi feito pelo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, na sessão desta quarta-feira (16/7). “A proposta é de grande relevância, pois possibilitará diagnóstico sem precedentes sobre as medidas governamentais para mitigar carências, fornecendo evidências sobre a eficácia e a eficiência das ações”, explicou o ministro-presidente.
Segundo Vital do Rêgo, a iniciativa vai beneficiar países em todo o mundo. “Nossa ambição vai além de gerar benefícios internos. Uma vez concluída a metodologia, pretendemos liderar sua adaptação e disponibilizá-la a outras instituições de controle que integram a INTOSAI, viabilizando, assim, a construção de um painel com informações consolidadas de vários países”, disse.
Com a criação de índice que consiga mensurar a efetividade das políticas contra a pobreza, será possível aferir quais programas governamentais são mais eficientes. Ou seja, quais políticas públicas geram mais redução das vulnerabilidades sociais a um menor custo.
A iniciativa faz parte do Projeto de Gastos Públicos na Redução da Pobreza Multidimensional, que teve início esta semana com rodada de palestras no Instituto Serzedello Corrêa (ISC). As exposições foram conduzidas por dois professores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Ricardo Nogales e Corinne Mitchel. Eles integram o Centro de Pesquisa em Pobreza e Desenvolvimento Humano da universidade.
Leia também:
TCU inicia semana de debates sobre pobreza, em parceria com Universidade de Oxford
————————————————————————–