Pular para o conteúdo

MinC realiza seminário em parceria com TCE de Minas Gerais para fortalecer a implementação do Marco do Fomento à Cultura

24/06/2025

Estão abertas as inscrições para o seminário Cultura, Controle e Direito: troca de olhares, saberes e fazeres – uma atividade realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para aprofundar o debate sobre o novo regime jurídico de fomento à cultura e o papel dos órgãos de controle.

O seminário acontecerá nos dias 7 e 8 de julho, de forma presencial, em Belo Horizonte, e é voltado para gestoras e gestores públicos, procuradorias e assessorias jurídicas dos municípios, além de órgãos de controle de Minas Gerais.  Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

O Marco Regulatório do Fomento à Cultura, sancionado em junho de 2024, representa um avanço histórico na legislação cultural brasileira, ao estabelecer um regime jurídico próprio e adequado às especificidades do setor. O seminário busca consolidar a aplicação dessa lei nos estados e municípios, oferecendo segurança jurídica e orientações práticas às pessoas responsáveis pela gestão da política cultural.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca que o evento faz parte do esforço contínuo do MinC em dialogar tanto com gestores públicos como com os órgãos de controle para garantir a correta implementação do Marco do Fomento à Cultura. 

“Estamos em um momento de transição muito importante. A nova legislação foi construída de forma coletiva, ouvindo gestores, órgãos de controle, entidades culturais e a sociedade. Agora, o desafio é aplicá-la na prática, respeitando as especificidades da cultura e garantindo segurança jurídica aos gestores e agentes culturais. Esse seminário reafirma o compromisso do Ministério da Cultura em seguir dialogando com todos os envolvidos para consolidar o Marco do Fomento em todo o país”, declarou a ministra.

Para o presidente do TCE de Minas Gerais, conselheiro Durval Ângelo, o seminário também contribui para harmonizar a relação entre agentes, gestoras e gestores culturais e órgãos de controle.

“O seminário chega em boa hora e tende a ser incentivador para outros tribunais de contas no país. Perceber a cultura como setor estratégico para o desenvolvimento econômico, político, humanitário e social é missão constitucional de todos os órgãos de controle e fiscalização. Isso resulta em serviço de qualidade para a população”, concluiu.

*Programação*

A programação terá início no dia 7 de julho. Ao longo do primeiro dia de seminário, serão debatidos temas como “O direito à cultura como direito fundamental: democratização e cidadania”,  “Cultura, desenvolvimento e direitos sociais: a perspectiva social, econômica e territorial” e “O novo regime jurídico de fomento à cultura e os desafios da implementação subnacional”, que discutirá os impactos das políticas culturais no desenvolvimento e na garantia de direitos.

No dia 8 de julho, as discussões serão em torno das mesas ”Editais com o marco de fomento à cultura na prática: etapas fundamentais e análise jurídica”, com orientações técnicas e apresentação de experiências concretas, e “O novo cenário de monitoramento e prestação de contas no fomento cultural, com foco no cumprimento do objeto”, apresentando o Marco do Fomento como o instrumento jurídico apropriado para o setor cultural.

*Serviço*

Seminário Cultura, Controle e Direito: troca de olhares, saberes e fazeres

Data: 7 e 8 de julho de 2025

Horário: de 8h às 18h

Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Belo Horizonte

Formato: Presencial

Inscrições: https://eeventos.tce.mg.gov.br/culturacontroledireito2025/6292

Dia 1 – 7 de julho (segunda-feira)

08h30: Credenciamento

9h30 às 10h | Mesa de Abertura

10h30 | Conferência de Abertura

O direito à cultura como direito fundamental: democratização e cidadania

*12h – Intervalo para almoço*

13h30: Credenciamento e atividade cultural

14h | Mesa 1: Cultura, desenvolvimento e direitos sociais: a perspectiva social, econômica e territorial

Temas:

  Cultura como vetor de desenvolvimento local Valorização de territórios culturais periféricos

  Desafios do financiamento público e transparência

15h30: Café com cultura

16h | Mesa 2: O novo regime jurídico de fomento à cultura e os desafios da implementação subnacional

Temas:

Estrutura jurídica do novo marco legal

Regimes jurídicos aplicáveis à cultura (Marco Regulatório, MROSC, Licitações e Contratos)

18h – Encerramento do dia

Dia 2 – 8 de julho (terça-feira)

9h | Mesa 3: Editais com o marco de fomento à cultura na prática: etapas fundamentais e análise jurídica

12h – Intervalo para almoço

*13h30*: Conferência Temática

15h: Café com cultura

15h30 | Mesa 4: O novo cenário de monitoramento e prestação de contas no fomento cultural com foco no cumprimento do objeto

Temas:

  O controle por resultados na cultura

  Prestação de contas com foco no cumprimento do objeto x financiamento

  Boas práticas e orientações do controle externo

17h30: Conferência de encerramento

18h: Encerramento do evento


 Texto divulgação MinC

Mais Posts

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.