TCEMG e Receita Federal se aproximam em busca de integração para ações conjuntas

25/05/2020

Aproveitar as potencialidades de cada órgão em busca de melhorar a gestão pública no âmbito de todo o Estado de Minas Gerais. Com esse objetivo, servidores da área técnica do TCEMG e a Superintendência da 6ª Região Fiscal da Receita Federal em Minas se reuniram, por videoconferência, na sexta-feira (22/05). Na reunião, foram apresentados pela Receita os trabalhos que a Parcop (Equipe Parcelamento de Órgãos Públicos) tem realizado junto aos municípios e ao Estado, principalmente com a unificação dos procedimentos em todo território mineiro, além da centralização dos serviços, alcançando resultados expressivos.
Na reunião, foram discutidas várias hipóteses de compartilhamento de dados entre os dois órgãos, além da possibilidade da realização de trabalhos conjuntos entre TCEMG e Receita Federal. A partir de um diálogo produtivo e participativo entre os dois órgãos, novas reuniões foram programadas. Nesse segundo momento, o Tribunal de Contas pretende apresentar seus trabalhos e sistemas, que podem ser aproveitados nessa integração entre as instituições.
“Durante essa primeira reunião a nossa equipe já percebeu que temos diversas possibilidades de somar esforços com a equipe da Receita Federal. Foram identificadas boas práticas e potencial apoio que a Receita Federal pode nos dar no Projeto Receitas, por exemplo. Já ficamos com a segunda reunião agendada para podermos avançar na identificação do potencial de colaboração institucional”, ponderou a superintendente de Controle Externo do TCEMG, Flávia Alice.
Participaram da reunião o superintendente da Receita Federal do Brasil na 6ª Região Fiscal, Mário José Dehon São Thiago Santiago, os superintendes adjuntos Orlando Soares dos Santos e Guilherme Henrique Diogo Ferreira, o chefe da Seção de Controle e Acompanhamento Tributário, André Giordani Santos Silva, e o delegado da Receita Federal em Montes Claros, Filipe Araújo Florêncio. Pelo TCEMG, participaram a superintendente de Controle Externo, Flávia Alice, a diretora do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, Luciana Foureaux, a diretora de Controle Externo de Municípios, Simone Reis de Oliveira, a assessora Heloisa Helena Rocha e os analistas de Controle Externo, Débora Turchetti, Marck Carvalho Leão e Thiago Henrique da Silva.

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

Fonte: https://www.tce.mg.gov.br/noticia/Detalhe/1111624473