Adesão a programa de alfabetização vai até 11 de agosto

Políticas Públicas

Municípios precisam se inscrever no programa para obter apoio federal. Pacto prevê que crianças sejam alfabetizadas até oito anospor Portal Brasil publicado: 12/07/2017 20h18 última modificação: 12/07/2017 20h18

Arquivo/Agência Brasil Programa visa a levar formação continuada aos professores alfabetizadores

Programa visa a levar formação continuada aos professores alfabetizadores

 

Com o lançamento do processo pelo Ministério da Educação na segunda-feira (10), as prefeituras já podem aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que segue aberto até 11 de agosto.

O programa é um compromisso formal entre a União e os estados e municípios para assegurar que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao concluírem o terceiro ano do ensino fundamental.

“A adesão ao programa pode ser feita pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e todos os municípios interessados em participar da ação já podem se inscrever a partir desta quarta”, explicou a coordenadora-geral da formação de professores da educação básica, Mirna de Araújo.

A adesão ao Pnaic envolve a oferta de cursos de formação continuada aos professores alfabetizadores. O próximo passo é a publicação de uma segunda portaria que define os valores e as diretrizes para as concessões de bolsas de estudos e pesquisas, além de cursos de educação inicial e continuada e material didático específico.

Balanço

Desde que foi criado, em 2013, o Pnaic já formou mais de 58 mil orientadores de estudos e mais de um milhão de professores alfabetizadores, espalhados pelos 5.570 municípios do País.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação